Confira Projeto do Setor Juventude para o Biênio 2010-2011

Confira Projeto do Setor Juventude para o Biênio 2010-2011

sexta-feira, 9 de abril de 2010

CARTA DO CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL - REGIONAL SUL I À JUVENTUDE

“Bem aventurados os jovens porque sonham,

e correm o risco de verem seus sonhos se tornar realidade!”

Dom Helder Câmara.



Diante dos desafios apresentados pela sociedade e pela própria Igreja aos jovens, o Conselho Nacional de Laicato do Brasil Regional Sul I – CNLB Sul I, se apresenta como parceiro nesse processo.

Contando com a experiência histórica de vida de nossos membros, desde antes da ditadura militar, iniciada pela Ação Católica, atuando na JAC, JEC, JIC, JOC e JUC, também no início da Pastoral da Juventude e outros movimentos articulados para a evangelização da juventude, colocamo-nos como incentivadores de novas lideranças e solidários com a proposta de construção de um outro mundo possível.

Bento XVI afirma que a Igreja sem o rosto jovem é Igreja desfigurada (Discurso do Papa aos Jovens no Pacaembu, 2007). Em uma época na qual nossa juventude é descaracterizada por uma mídia que inventa padrões de consumo e beleza, que vem sendo desacreditada em meio a uma cultura individualista, e tem seus direitos sociais negados na medida em que é vitima do desemprego, exploração comercial, sexual e infantil, entre outras negações nas áreas de educação, cultura e saúde, ela (a juventude) resiste buscando espaço na vida eclesial e tentando resgatar a metodologia do ver-julgar-agir-celebrar.

Ver a realidade juvenil, seus anseios e necessidades; julgar ou iluminar, a partir da palavra de Deus, e agir com diretrizes reais para moldar sua face jovem da Igreja. E em tudo, celebrar a caminhada. Entendemos que os jovens tem muito a dizer a Igreja, assim como a Igreja tem muito a dizer aos jovens. Porém, precisamos do ardor juvenil de forma leiga, engajada e atuante em suas comunidades e na sociedade, como agentes de transformação da realidade social em que vivemos.

Em uma realidade social pós-moderna, consumista e deteriorada por valores distorcidos, é preciso resgatar a objetividade de uma ação não mais individual, mas coletiva, buscando a justiça social de forma mais ampla.

É preciso sair do comodismo e vivenciar o amor por Jesus Cristo através de ações em beneficio de nossa comunidade.

Conclamamos a juventude a fazer parte de uma pastoral orgânica e articulada em defesa da vida em plenitude, para que unamos forças e assim possamos transformar as ações idealizadas em ações possíveis.

O CNLB Sul I se coloca junto à juventude, com mãos sedentas de vontade a levantar junto com eles a suas bandeiras de luta, e se colocar em marcha contra a desigualdade, as injustiças, preconceitos, e contra a violência e o extermínio de nossos jovens. Como Igreja, reafirmamos a opção preferencial pelos jovens, expressa em Puebla e reafirmada em Aparecida, e conclamamos todas as pastorais, movimentos e associações laicais para que de fato assumam concretamente esta opção, pois o encontro com o novo é o encontro com o próprio Jesus, “caminho, verdade e vida”.


Araras – SP, 28 de Fevereiro de 2010.


Luis Antonio Ferreira
CNLB Assis
Presidente

Maria Helena Lambert
CNLB Santos
 Vice-Presidente

Alex de Souza Rossi
CNLB Lins
Secretário Geral


Assinam essa carta os 100 leigos presentes na Assembléia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário