Confira Projeto do Setor Juventude para o Biênio 2010-2011

Confira Projeto do Setor Juventude para o Biênio 2010-2011

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jovens da Diocese de Marília presentes no Curso de Verão 2010!

De 11 a 17 de janeiro, alguns jovens da diocese de Marília foram para a PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) para participarem do XXIII Curso de Verão, cujo tema abordado foi "Política e Comunidades humanas: Por uma Prática Popular Transformadora". O curso de verão acontece a 23 anos e cada ano é abordado um tema diferente a fim de que se desenvolva uma consciência maior do que acontece no nosso Brasil. E o que torna o curso fascinante é o Ecumenismo, a troca de experiência, de culturas e afinidades. Outro destaque é a diversidade presente que ajuda as pessoas perceberem que por mais que somos diferentes, lutamos por um mesmo objetivo: um mundo melhor, com pessoas melhores e mais felizes. Assim, o tema deste ano foi proposto para se pensar a política, em pleno ano eleitoral, refletir sobre a desafiadora realidade que é a forma de governo e o exercício do poder. "Queremos enfrentar a questão do poder e da política na perspectiva dos setores populares e das suas lutas, no âmbito de nossas responsabilidades como cidadãos sociais sustentado por nossa espiritualidade mística de cristãos e cristãs, e ao mesmo tempo centrar nossa atenção a uma participação cidadã em movimentos sociais e políticos, na difícil e ao mesmo tempo nobre “arte de governar”. Resgatar experiências políticas e populares e insistir na urgência de instaurar elevados padrões éticos numa gestão pública focado no bem comum, local e mundialmente. O sagrado da vida nos inspira e determina a espiritualidade e a mística dos militantes cristãos e encontra-se no centro da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 - “Economia e Vida”, cujo desafio maior é colocar a Economia à serviço da vida, vida para a grande maioria empobrecida e para toda a criação ferida pela devastação da ecologia e ameaçada pelo aquecimento global, sustentou Padre José Oscar Beozzo, um dos organizadores do evento. Participaram do Curso: Dayane Aguiar, da cidade de Bastos, Lucinéia Rodrigues de Osvaldo Cruz, Estéfano Silva de Herculândia, Lilian Mesquita e Rodrigo Cesar de Marília, acompanhados pelo Assessor José Augusto Brasil do Espaço Juventude dos Irmãos do Sagrado Coração em Marília.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa o Curso de Verão deste ano abordou um ótimo tema e ótimos palestrantes, a melhor palestra que tivemos, para mim, foi a do Frei, ele cativou a atenção de todos e nos passou de uma forma simples e empolgante a sua mensagem. O que foi mais interessante foi ver que o curso é mesmo ecumênico. Tivemos a presença de representantes de diversas religiões e movimentos. Vale a pena participar.

    ResponderExcluir
  3. ola pessoal quero compartilhar aqui com vocês que o curso de verão foi muito maraaaa...pois é uma experiencia unica que só quem vive esses 8 dias de experiencia pode contar.....vamos oranizar uma caravana para 2011 de nossa diocesse.....isso seria muito bom...pois mais do que falar temos que vivenciar essas experiencias na pratica..de culturas diferentes.....e não ficarmos parados porque sozinho e isolados ninguem é capaz...e fora o aprendizado de cultura..tem os passeis...os micos....rsrsrsrs as amizades conquistadas....curso de verao deixo saudades.....

    ResponderExcluir
  4. Pessoal divulguem pois o curso é tudo de bom, no contexto geral, aprendemos tanto com as assessorias do curso, quanto com a convivência e com a partilha de experiências que cada um vive em sua região, lá, estamos em contato com pessoas de todo o Brasil das mais diversas regiões e culturas, temos a capacidade de sair do nosso "mundinho" em que vivemos e pensar que tudo pode ser diferente, pra melhor é claro!
    E para os representantes mãos a obra agora hein, formação não nos faltou.
    E até o próximo se Deus quiser!!!

    ResponderExcluir
  5. Aew.. legal gostei desse curso e eu kero estar lah tbm no ano que vem hein!!! Não se esqueçam de mim!!!

    ResponderExcluir
  6. Participei do Curso em 2008 e 2009, com os temas Juventude e Arte-Educação, respecyivamente. Só não pparticipei em 2010 porque já tinha compromissos com a Missão Populat da Diocese, mas é lindo agora perceber que a galera foi, fez a experiência e agora tbm dá testemunho daquilo que puderm conhecer e vivenciar por lá.
    Galera, se nos organizarmos, ano que vem, cujo tema será em consonância com a CAmpanha da Fraternidade sobre a Vida Humana, dá para aumentar esta caravana e possibilitar momentos inesquecíveis para muito mais gente...

    Que tal??? Vamos nessa??? A articulação começa agora!!!

    ResponderExcluir