Confira Projeto do Setor Juventude para o Biênio 2010-2011

Confira Projeto do Setor Juventude para o Biênio 2010-2011

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PRIMEIRO CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS - Diocese de Marília - Região Pastoral II

PRIMEIRO CURSO DE FORMAÇÃO PARA LIDERANÇAS

SETOR JUVENTUDE - DIOCESE DE MARÍLIA – REGIÃO PASTORAL II

(Em breve divulgaremos os cursos das outras duas regiões).

CDL - CURSO DE DINÂMICA PARA LÍDERES


“Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrario: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem, a Igreja se apresentaria desfigurada”.
(Discurso do Papa Bento XVI aos jovens – 10 de maio de 2007 - Estádio do Pacaembu, São Paulo-SP)


É com essas palavras do Papa Bento XVI que queremos nos dirigir a todos os líderes envolvidos com os trabalhos voltados a Juventude da Diocese de Marília, considerando nossa Prioridade Pastoral Juventude, assumida na Assembléia Diocesana em setembro de 2009.
Outro encontro importante que também marcou a caminhada diocesana foi a Assembléia da Juventude em Novembro de 2009, na qual tivemos a oportunidade de avaliar e planejar os trabalhos para o futuro. Nestes dois encontros surgiram algumas reflexões. Dois pontos ganharam destaque:

- A necessidade de uma formação mais efetiva para Assessores da Juventude e
- A formação voltada para Líderes/Coordenadores de grupos de jovens.

Considerando os anseios dos nossos líderes, e que são tantas as lideranças jovens em nossa diocese que se encontram necessitadas de formação, queremos juntos construir uma dinâmica de capacitação mais consistente, com o objetivo de apresentar mais um auxilio dentro das inúmeras iniciativas, que já acontecem na Diocese. Aprendendo com o Mestre, sendo o rosto de Jesus Cristo para todos os jovens dentro e fora da Igreja, queremos nos colocar em sintonia com Ele e aprender a ouvir as diversas realidades da Juventude.

Contamos com a colaboração e incentivo de cada grupo, pastoral e movimento para que a liderança jovem da nossa diocese se faça presente neste momento tão importante para nosso crescimento e unidade, assumindo a missão que o Senhor nos confiou. Contamos também com a colaboração dos padres e os demais líderes das comunidades eclesiais, inclusive com ajuda financeira para incentivar e apoiar a participação de nossas respectivas lideranças juvenis.

Desde já, agradecemos o estímulo, colaboração e oração de todos por este encontro de formação. Deus derrame sobre nossa juventude e todas as comunidades um ânimo novo com o seu Espírito Santo por todos os lugares que nossos jovens forem enviados em missão, com o mandato de conquistar mais discípulos e missionários para essa bela missão de Evangelizar a Juventude.

SOBRE O CURSO:
O CDL tem se revelado uma das ferramentas pedagógicas mais importantes na renovação dos trabalhos com a Juventude e de outras iniciativas de evangelização da juventude no Brasil.
Em muitos lugares tem sido uma nova possibilidade para renovar as lideranças e injetar novo ânimo e energia no trabalho pastoral com jovens. Diferente de outros cursos, o CDL tem como meta ir além de uma formação teórica e entregar um instrumento eficaz para superação da crise sentida em diferentes lugares na evangelização da juventude.

Este convite está sendo enviado também para quem já fez o CDL, para que possam convidar outras pessoas estratégicas para fortalecer o trabalho pastoral com jovens em nossa diocese ou área pastoral. Às vezes, na diocese ou na paróquia você quer montar uma equipe para reproduzir o curso, mas sente que ainda lhe falta experiência e apoio. Agora é a oportunidade de enviar para o curso diocesano pessoas chaves que possam ajudar.

OBJETIVOS do CDL:
O Curso de Dinâmica para Líderes é conhecido nacionalmente e tem por objetivo:
a) Transmitir habilidades de liderança para os participantes. As diferentes dinâmicas têm como finalidade, criar situações de aprendizagem que possibilitem aos membros a aquisição das habilidades necessárias para assumirem cargos de liderança na comunidade e na pastoral. No CDL a equipe de líderes tem como base o princípio de que a melhor maneira para uma pessoa aprender um tema ou uma habilidade é criar uma situação de aprendizagem através da qual ela tenha que ensinar aos outros. As habilidades e hábitos que os cursistas adquirem, ao se prepararem para aplicar o curso, serão transferidos automaticamente para outras situações de pastoral: reuniões de coordenação, planejamento, avaliações, organização de atividades, etc.
b) Adquirir hábitos importantes para uma pastoral eficaz: preparação séria, organização pessoal, trabalho de equipe, capacidade de refletir e de diagnosticar as causas das dificuldades enfrentadas, de procurar soluções e de dar continuidade a tudo o que foi planejado, através de um acompanhamento pessoal e sistemático.
c) Ser um instrumento para chegar às paróquias e comunidades. O CDL deve servir como instrumento para aproximar grupos e integrá-los a uma rede de grupos, em nível diocesano. Trata-se de uma maneira de fortalecer uma pastoral orgânica.
d) Ser um instrumento para formar grupos. Também deve ser instrumento para formar grupos de jovens em paróquias e/ou comunidades onde não há trabalho concreto com os jovens. Trata-se de uma estratégia convidar para o curso os que não participam de uma organização na Igreja, e, ao final, propor-lhes a formação de grupos.
e) Criar laços afetivos mais profundos entre os líderes em níveis paroquial, regional e diocesano e assim facilitar a continuidade.
f) Conectar a fé com a vida. O curso baseia-se em quatro temas: Dinâmica de Grupo, Dignidade da Pessoa Humana, Jesus Cristo e Igreja Comunidade. As diferentes dinâmicas ajudam os participantes a relacionar a Bíblia e a doutrina com as situações concretas em suas vidas.


O candidato ao curso precisa atender aos seguintes critérios:
• Deve exercer algum tipo de liderança na sua comunidade, pastoral ou movimento.
• É importante que a pessoa ainda não tenha feito o CDL 1º nível (Curso de Dinâmica para Líderes). Caso você já tenha feito este curso favor passar este convite para outra pessoa que julgue em condições de participar.
• Os organizadores têm como estratégia aumentar o efeito multiplicador do curso na diocese.

Portanto, os candidatos devem ser enviados pela pastoral, movimento ou comunidade em que participam para que, ao retornar, possam reproduzi-lo. (Não basta boa vontade!).
Após o curso podemos fornecer ajuda para as pessoas que queiram reproduzi-lo: Orientação, Assessoria, Monitoria, Material, etc.

Dúvidas podem ser esclarecidas nos seguintes contatos:
Assessor – Região I – José Augusto Pereira Brasil (brasil.pj@hotmail.com)
Tel.: (14) 9762 7448 / (14) 3414 1242
Seminarista – Região I – Alessandro Pascoal de Brito (alessandro_bt@hotmail.com)
Tel.: (18) 9752 6280 / (14) 3454 1600
Assessora – Região II – Irmã Maria Fabiana Vieira dos Santos (irmafabmn@gmail.com)
Tel.: (18) 8123 5649 / (18) 3528-5175
Seminarista – Região II – Danilo Nobres dos Santos (danilo_nobre@hotmail.com)
Tel.: (14) 9776 6045 / (14) 3454 1600
Seminarista – Região III – Marcos Roberto Cesário da Silva (marquinhoafro@hotmail.com)
Tel.: (14) 9707 1753 / (14) 3454 1600

Este curso destina-se a pessoas que exercem algum tipo de liderança na comunidade, pastoral ou movimento. Portanto, a devolução desta ficha deverá demonstrar a intenção da pastoral e/ou comunidade de enviar alguém para participar do curso com o intuito de reproduzi-lo.

Data: 06 e 07 de Março de 2010
Horário de Chegada: 13:30 do Sábado
Horário do Término: 16:00 do Domingo

Local: Salão Paroquial da Paróquia São José de Osvaldo Cruz
Endereço: Rua Senador Salgado Filho, 855 - Centro
Tel.: (18) 3528 1136 / (18) 3528 3199

Custo: (Apostila, DVD e Alimentação): R$ 30,00 Reais (Converse com seu Pároco). Incluso: Refeições, Estadia, Nova Edição do Livro do CDL escrito por Padre Jorge Boran (necessário para reprodução do curso).

Obs.: Você deve trazer Bíblia, Caderno de anotações, Instrumentos musicais, etc. Traga também outros objetos que identifiquem a realidade da juventude.

ATENÇÃO
As inscrições só serão realizadas via Email. Trata-se de um curso de Formação a nível Regional, ou seja, este destina-se apenas à Região Pastoral II (De Herculândia à Adamantina).
O Curso tem número limitado de vagas. Trabalharemos com no máximo 26 cursistas. Portanto, assim que receber esta carta/convite, preencha, envie e aguarde a confirmação de sua inscrição.

Assim que recebermos sua ficha ela será analisada pela Equipe de Coordenação. Se atender aos critérios acima citados e se houver vaga, enviaremos um Email confirmando sua inscrição e fornecendo informações adicionais.
Contatos podem ser feitos com Seminarista Danilo Nobre dos Santos, pelos telefones (14) 3454 1600 / (14) 9776 6045 ou via e-mail: danilo_nobre@hotmail.com

Devido ao reduzido número de vagas e à eventual grande procura para o curso, talvez teremos que recusar pedidos feitos na última hora, por isso daremos preferência às pessoas que enviarem suas fichas primeiro.

Um abraço carinhoso no Senhor que nos convoca e envia em missão.

SETOR JUVENTUDE
Diocese de Marília

Um comentário:

  1. paz e bem .admiro muito otrabalho de evangelização de vcs.tenho saudades do tempo da minha juventude pois sempre amei participar .mais deixo aqui meu carinho e respeito para com vcs que executam com determinação e fé a evangelizarem esses jovens que buscam viverem pra Jesus.paz e bem....

    ResponderExcluir